Foto: Granpal / OA

Ainda que Alvorada não tenha participado da reunião online ocorrida entre prefeitos de municípios vizinhos na terça-feira (16), a população pode se beneficiar com resultados alcançados.

O principal objetivo do encontro virtual foi buscar agenda com o governador, solicitando a ampliação da testagem e higienização do transporte coletivo para minimizar o alastramento da Covid-19. Entre os temas levantados na terça está alinhar protocolos e medidas em conjunto diante da crise da Covid-19.

Presidente da Granpal, Margarete Ferreti, prefeita de Nova Santa Rita, salientou que é preciso sensibilidade, união e espírito solidário para vencer os desafios. “Se não for possível um protocolo regional, até porque cada cidade tem suas peculiaridades, que possamos extrair exemplos e alternativas para frear o contágio”.

Presentes também os prefeitos de Cachoeirinha, Dois Irmãos, Esteio, Guaíba, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Taquari.

O epidemiologista Armando Negri participou da videoconferência e fez uma análise probabilística de que 5% dos infectados precisarão de terapia intensiva. Ainda pediu aos prefeitos que sejam céleres nas etapas que antecedem o estágio final. “O vírus está circulando fortemente na região, e é a partir da lotação de leitos de UTI que percebemos a progressão da pandemia”, disse, ressaltando que a flexibilização das medidas restritivas têm acelerado esse processo.