previsaodotempo2003-01
.

O outono começa oficialmente hoje (20) às 13h57 e deverá ter um impacto muito grante do fenômeno El Niño. Conforme a análise da MetSul, haverá um aquecimento acentuado das águas do oceano Pacifico, na região equatorial.

Segundo especialistas há, pelo menos, quatro anos a estação começava com neutralidade ou com incidência do La Niña, o outono de 2014 pode marcar estágios iniciais de El Niño.

O El Niño influencia o clima em escala mundial e costuma trazer importantes impactos aqui no Rio Grande do Sul, incluindo mais chuva.

No decorrer do outono, águas muitos mais quentes que a média avançando de Oeste para Leste a profundidades de 200 a 300 m (Onda Kelvin) devem emergir na superfície do mar e desencadear forte aquecimento do Pacífico Equatorial entre abril e maio.

Se os efeitos do El Niño forem confirmados pelos meteorologistas  sentiremos a influencia do fenômeno climático mais adiante e com muita chuva.

As projeções indicam um outono e um inverno muito úmidos, com chances de tempestades e chuvas fortes e muito frio.

O começo do outono terá frio no RS. Já no primeiro fim de semana, uma forte massa de ar frio trará madrugadas com marcas típicas de inverno e a possibilidade das primeiras ocorrências de geada do ano.

Porém, isso não significa que o calor ficará para trás. Dias quentes são comuns nos meses de abril e maio. Outra marca que ficará bem evidentes neste outono é a grande diferença de temperaturas entre o dia e a noite, podendo variar até 20ºC no mesmo dia.

O começo do outono para os alvoradenses será de temperaturas amenas durante o dia e friozinho a noite. A máxima prevista para a tarde desta quinta é de 28ºC, mas a noite as temperaturas devem cair bastante. As madrugadas dos próximos dias devem registrar uma queda, gradativa das temperaturas podendo chegar a 13ºC na madrugada de domingo.

Fonte: O Alvoradense / Com Informações Correio do Povo