Foto: Divulgação / OA

Um professor com 19 anos de atuação na cidade é um dos novos vereadores de Alvorada. Juliano Nascimento foi eleito com 1.644 votos e foi o terceiro mais votado nas eleições de 15 de novembro.

Formado em biologia, iniciou dando aula nas escolas Gentil Viegas Cardoso e Júlio César Ribeiro, ambas estaduais. Em 2010 ingressou no município como professor da escola Herbert e Souza, a Betinho.

Morador do Jardim Algarve, conta que sempre teve uma boa relação com os alunos e em 2013 concorreu à diretor da escola, assumindo em 2014. Desde lá vem desenvolvendo uma gestão de luta e participação de todos, levando o Betinho a atingir a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município.

Foi em 2018 que surgiu o interesse pela política municipal, mas o professor confessa que sempre resistiu à filiação partidária.   “Mas chegou a hora de ir além dos muros da escola”, avaliou ao perceber que a comunidade que conhece tão bem do Algarve, Porto Verde, Jardim Porto Alegre, Intersul, Santa Bárbara, Samaritana… precisava de um representante no Legislativo.

Foi em 2019, aos 40 anos, que ingressou no PSB, sem qualquer experiência na política. Havia uma confiança de que ia dar certo, mas a “força dos políticos tradicionais” chegou a assustar. A campanha a vereador foi realizada sem recursos, mas com muitos amigos. Assim, a instalação de um comitê deu lugar à compra de uma Kombi, transformada em comitê móvel e que seguirá sendo usada como Gabinete Móvel a partir de 2021. “A ideia é visitar um bairro a cada semana e ver e ouvir a comunidade.”

Os resultados não chegaram a surpreender. “Não tenho vínculo político ou religioso, mas sim grande popularidade na região”, pondera ele, que fez a campanha principalmente pelas redes sociais. Foram 533 votos na escola Betinho, mais de 600 na Gentil e os demais espalhados pela cidade.

Projetos

Entre os projetos para o seu mandato, além do Gabinete Móvel, quer regularizar a Coleta Seletiva para que seja adequada à comunidade e aos recicladores; organizar Ecopontos com o objetivo de acabar ou minimizar os pontos de descarte de lixo pelo município; qualificar o atendimento no Serviço Público; possibilitar que a comunidade solicite serviços como troca de lâmpadas, corte de árvores ou manutenção de ruas em todos os prédios públicos, utilizando o sistema integrado de informática.

Em reparação ao que Juliano classifica como negligência aos mais velhos, pretende encaminhar Projeto de Lei que cria o Centro de Atendimento ao Idoso, nos mesmos moldes dos de atendimento à mulher ou ao autista, onde uma equipe especializada poderá atender este público especifico. Outa ação é a instalação de um conselho de combate à intolerância religiosa, principalmente às de raiz africana.

No que se refere aos jovens alvoradenses, lembra a importância do esporte como ferramenta de lazer e inclusão e a necessidade de quadras esportivas nos bairros. Quer, também, ampliar o atendimento para os alunos com necessidades especiais.

Em 2021, Juliano pretende seguir dando aulas no turno da manhã, dedicando o restante do dia ao novo desafio, de ser vereador em Alvorada.