Programa PopRua chega a Alvorada

Atendimento direcionado à população de rua, promovido pelo Governo do Estado, será ampliado

535
Foto: Reprodução / OA

Ainda em junho, quando em visita a Caxias do Sul (25/06), o governador Eduardo Leite anunciou a ampliação do programa PopRua para mais seis municípios gaúchos, entre eles Alvorada.

O programa dá suporte aos trabalhos já desenvolvidos pela comunidade junto à população em situação de rua. Esta foi a forma que o Governo do Estado encontrou para melhor atender esse público ainda mais vulnerável frente à pandemia, e agora com a chegada do inverno.

Desde o lançamento, em dezembro de 2020, o projeto – que oferece alimentação, pernoite, espaço de higiene e cuidados com a saúde para pessoas em situação de rua, entre eles testes de Covid, e também informações sobre trabalho, renda e direitos humanos – acontece em Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Agora a intenção é chegar a Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria e Viamão.

O PopRua funciona como uma alavanca para ajudar os moradores de rua a superarem a atual condição e terem condição de subsistência digna. “Ampliaremos o programa para mais seis cidades, usando as próprias iniciativas locais e entregando recursos para dar fôlego e capacidade a fim de atender mais e mais pessoas, para que possam ir se emancipando com ajuda a conseguir emprego e ter condições de se sustentar”, disse Leite.