Foto: Divulgação / OA

Seguimos o especial de entrevistas com os presidentes municipais dos partidos em Alvorada. Hoje O Alvoradense entrevista Cláudio Leandro, presidente municipal do PT, partido que tem como pré candidata a Stela Farias, ex-prefeita da cidade.

Como o atual cenário político da cidade impactou ou impacta na escolha do candidato?

Cláudio Leandro: O cenário atual reforça ainda mais as convicções que possuímos, Alvorada precisa de um governo capaz de dar respostas aos problemas da cidade e as necessidades da nossa população. As dificuldades advindas da Pandemia agravam a conjuntura que se avizinha, o que reforça a importância de alguém com competência, experiência e força para liderar um novo momento em Alvorada.

Como está a mobilização interna do partido pela escolha do candidato? O candidato já foi escolhido? Quais os apoios (partidos) desta pré-candidatura?

Cláudio Leandro: Nosso nome está definido é Stela Farias, e essa definição mobiliza para além do partido. Stela foi responsável pela melhor gestão que Alvorada já viu, tem esse reconhecimento pela população e representa esperança de um governo popular, que exista para o povo e que melhore a vida de nossa gente. Esperança compartilhada com outros partidos como PDT e PCdoB, e muitas lideranças de nossa cidade que estarão caminhando junto da Stela e do Tiano para mudar nossa cidade.

Qual o impacto que a mudança das datas referentes à eleição terá no processo de convenção e de campanha para seu partido?

Cláudio Leandro: A mudança está sendo nas nossas vidas, a Pandemia faz vítimas todo dia e a alteração nas datas foram necessárias por motivos de saúde pública. No PT construímos a política junto das pessoas, o que mais gostamos e buscamos é o contato direto com a população. Neste ano sabemos que esse contato será diferente, estamos nos adaptando e aprendendo, as lives abertas do Alvorada Conecta onde a Stela escuta a comunidade dos bairros é exemplo disso.  

O partido trará um candidato com quais qualidades?  Qual é a aposta do partido com seu candidato? A preferência do partido nessa eleição será por um candidato “novo” ou um mais experiente?

Cláudio Leandro: O partido não faz aposta, nós temos consciência das dificuldades que Alvorada enfrenta e da necessidade de termos um governo capaz de dar conta daquilo que nosso povo precisa. Por isso temos convicção que a Stela é a pessoa certa para liderar nossa cidade, ela quando foi prefeita pegou Alvorada em situação também bastante difícil e com muito trabalho e competência foi responsável pelos melhores governos da história de nossa cidade.

Como a pandemia vai influenciar no processo de campanha, no sentido da impossibilidade de aglomerações e contato direto com os eleitores?

Cláudio Leandro: Muito disso ainda vamos descobrir, a única certeza é de que será bastante diferente de anos anteriores. Sem aglomerações e grandes reuniões, e muito cuidado com a proteção da vida, a mascará e o álcool gel estarão presentes nas caminhadas. A internet terá um papel fundamental, já teve na eleição passada e nessa deverá ter ainda mais, aproximando as pessoas e possibilitando a discussão de um projeto para Alvorada também nas redes.

Qual o impacto que o atual cenário político nacional terá em Alvorada e no que se refere ao seu partido? Seguirá a linha da política nacional?

Cláudio Leandro: Alvorada é um dos municípios mais pobres do Rio Grande do Sul e sente de forma forte o impacto do desmonte de políticas púbicas promovidas pelo atual Governo Federal. Nossa cidade possuí um povo trabalhador que precisa de oportunidade, e uma grande quantidade de micro e pequenos empreendedores que necessitam de uma economia ativa e de políticas de incentivo para gerar emprego e renda. Sabemos que isso depende principalmente de investimento por parte da união, e quando governarmos iremos dialogar com os governos Federal e Estadual para defender os interesses de Alvorada e buscar os investimentos necessários para desenvolvermos nossa cidade.

O partido tem buscado aliados para a composição de chapa para as eleições 2020? Qual o contexto que você poderia relacionar?

Cláudio Leandro: Nossa chapa majoritária será liderada pela Stela e terá o camarada trabalhista Tiano Caduri na vice, chapa construída por PT, PDT, PCdoB e muitas lideranças da cidade. Estamos realizando um amplo debate para construção de um programa que transforme Alvorada, colocando as pessoas no centro da atenção do poder público.