Sensação térmica deve ser novamente muito alta ao longo do dia | Foto: Jonathas Costa / OA

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas com períodos de maior cobertura de nebulosidade nesta segunda-feira (12). A atmosfera quente e úmida volta a estimular a formação de nuvens de desenvolvimento vertical (mais carregadas) com pancadas de chuva típicas de verão e até temporais isolados, sobretudo em horas da tarde e da noite pelo aquecimento diurno.

Pode ocorrer chuva forte isolada e não são descartadas ocorrências de vento forte ou granizo. Por conta da alta umidade, o dia será mais uma vez muito abafado com sensação térmica muito quente já de manhã.

A temperatura mínima em Alvorada deve ser de 24°C enquanto a máxima deve chegar a 35°C. Há possibilidade de chuva no final da tarde e início da noite.

Final de semana
A sensação térmica ou índice de calor, que combina umidade e temperatura, alcançou 52ºC no sábado em Santa Rosa e 45ºC em São Leopoldo neste domingo. Conforme a equação usada mundialmente no cálculo, temperatura de 35ºC combinada com umidade relativa do ar de 70% proporciona sensação de 50ºC. Parece absurdo, mas é o que indica o cálculo usado cientificamente.

Para quem sai à rua, sensação de 40ºC, 45ºC ou 50ºC não faz muita diferença. O desconforto é igualmente extremo. Por trás de tanto abafamento está uma massa de ar muito quente e bastante úmida com o fluxo de umidade vindo direto da Amazônia.

Fonte: O Alvoradense / Com informações da MetSul