Saúde Planetária, pertencimento e inclusão

228

A interdependência entre os seres humanos, animais e o meio ambiente é o conceito principal da Saúde Planetária, o que implica em reconhecer que para o primeiro estar bem, os outros também devem estar, devem ser integrados e respeitados com igual importância. Mas como podemos fazer isso sem antes reconhecermos o ser humano como nosso semelhante?

A violência diária das redes sociais demonstra que a sociedade não conseguiu ainda perceber o próximo como parte integrante, o próprio “cancelamento” é uma tentativa de exclusão do outro.  A violência física que por vezes acaba em tragédia é outro exemplo de como não conseguimos reconhecer o outro com o direito de existir e pertencer, por isso não dá pra falar em Saúde Planetária sem falarmos sobre acabar com a violência física e verbal.

A diplomacia, muito utilizada entre países, deve ser incorporada nas relações interpessoais no cotidiano, para que ocorra uma mudança profunda e significativa na estrutura da sociedade. Aprender a enxergar além de si mesmo, de ir ao encontro do outro e compreender que tudo está conectado é o primeiro passo para iniciar a transformação que o planeta nos exige. Para a Saúde Planetária se desenvolver precisamos plantar sementes de árvore, empatia e compaixão.