Simulação não deve atrapalhar o fluxo dos veículos | Foto: Trensurb / Divulgação / OA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Assessoria de Segurança da Copa (Ascopa) farão, neste sábado (07), uma simulação de sequestro em um trem da Capital. O simulado acontece a partir das 14h na estação Anchieta do Trensurb, em Porto Alegre.

A operação não afetará o funcionamento do trem a simulação utilizará um vagão extra em um desvio do trem. A previsão para o encerramento da atividade é uma hora e meia.

O objetivo é avaliar o desempenho dos órgãos de segurança pública diante de um cenário de incidente complexo. Na saída do aeromóvel, atores encenarão o sequestro de uma turista com um disparo de arma de fogo. Na Estação Anchieta (a seguinte após a Estação Aeroporto), o trem será bloqueado na linha 1, e as negociações terão início.

Será montado um Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc) na sede da Trensurb (Rua Ernesto Neugebauer, 1.985, bairro Humaitá – atrás da Estação Aeroporto). No local, estará um representante de cada órgão acompanhando a situação por meio de um telão.

A primeira simulação ocorreu no dia 15 de maio deste ano, com uma colisão entre um caminhão com produtos químicos e um ônibus com passageiros na ERS-118, em Gravataí. A segunda, em 13 de novembro, com sequestro e ameaça de bomba no Estádio Cerâmica, em Gravataí. Outros exercícios devem ocorrer antes da Copa do Mundo, em datas e locais a serem definidos.

Participarão desta simulação, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Ministério da Justiça, e Trensurb.

Fonte:
O Alvoradense