A segunda-feira (05) amanheceu fria e com pontos de neblina em Alvorada. O dia será de sol entre nuvens.
De acordo com a MetSul, a instabilidade que já está sobre a parte Oeste do Rio Grande do Sul irá avançar para outras áreas nos próximos dias. Na terça-feira, poderá chover em vários pontos do Estado.
Em Alvorada, contudo, a chuva deve chegar apenas na sexta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), durante a semana os termômetros oscilam entre 5°C, temperatura mínima nos próximos sete dias e já registrada no início da manhã desta segunda-feira, e 24°C, a máxima que deve acontecer durante a quarta, justamente quando o Estado estará sob a influência de uma massa de ar quente.
Depois do calor do meio da semana, a Metsul projeta que uma frente fria vai trazer chuva para quase todo o Estado, até com volumes altos em muitas áreas. É quando chove em Alvorada. Este padrão de instabilidade recorrente deverá fazer com que este mês termine com chuva acima da média histórica em diversas regiões.
Modelos indicam, inclusive, que a massa de ar frio que derrubará a temperatura no próximo fim de semana daria lugar a um novo período de instabilidade no decorrer da semana de 11 a 16 de agosto, desta vez com chance de chover por vários dias e também com altos volumes localizados.
Com previsão de muita chuva para os primeiros quinze dias do mês, agosto de 2013 não repetirá o de 2012, quando o Estado teve o mês mais quente já registrado na história.
Fonte: O Alvoradense / Com informações da MetSul