Vacinação contra H1N1 inicia nesta segunda-feira

Todas as Unidades Básicas de Saúde passam a oferecer o atendimento

1475

Começa nesta segunda-feira (25), e se estende até maio, a vacinação contra o vírus H1N1 em Alvorada. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo o PAM 8.

A Escola Municipal Padre Léo Seidel, no bairro Sumaré, confirmou o primeiro caso da gripe em Alvorada. Um aluno de seis anos de idade foi diagnosticado com a doença na última quarta-feira (20).

No próximo sábado (30), acontece o Dia D da vacinação contra a gripe, com todas as UBSs abertas para atender os pacientes prioritários, ou seja, de grupo de risco como crianças de seis meses a quatro anos, idosos, gestantes, parturientes e profissionais da saúde.

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 e de um resfriado comum apresentam diferenças. No caso do H1N1, a manifestação é súbita e os mais comuns são: febre alta (acima de 38 graus), tosse seca, dor de cabeça, dores musculares, dor de garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

Há ainda casos, mais graves, em que possa surgir falta de ar, náuseas e vômitos, dor e pressão no peito.

Contudo, em bebês e crianças os sintomas da gripe H1N1 podem ser diferentes, e a indicação é procurar atendimento médico assim que surja qualquer sintoma.

Fonte: O Alvoradense