Quem não pode evitar o sol deve ter cuidado com o aumento da radiação UV que irá se acentuar nos próximos dias| Foto: Jonathas Costa/OA
Quem não pode evitar o sol deve ter cuidado com o aumento da radiação UV que irá se acentuar nos próximos dias| Foto: Jonathas Costa/OA

Os gaúchos terão mais um final de semana de calor intenso e sol muito forte. A partir de hoje até, pelo menos a metade da semana que vem o sol deve predominar e a presença de nuvens, se houver será esparsa.

Uma massa de ar seco atua sobre o Rio Grande do Sul e, com isso, a temperatura tem queda mais acentuada no período noturno e a madrugada é amena para esta época do ano, com chance de nevoeiro isolado no começo do dia.

Poderá fazer algum frio ao amanhecer em algumas regiões porém, durante o dia, o ar seco tem efeito contrário. Ele proporciona um aquecimento bastante rápido e acentuado. Por isso a tarde será de calor muito intenso e, especialistas alertam para o aumento dos índices de radiação UV.

Dia iniciou com neblina
O começo da manhã de sexta dos alvoradenses teve a presença de cerração em alguns bairros e temperaturas próximas dos 19ºC. À tarde, a máxima pode ultrapassar os 33ºC.

Tanto no sábado (18) quanto no domingo (19) os dias começam com temperaturas amenas, por volta dos 20ºC e à medida que o sol esquenta os termômetros sobem podendo ultrapassar a marca dos 35°C.

Especialistas alertam para uma onda de calor que vai ser longa e forte. As máximas continuam a subir neste fim de semana e seguem bastante altas durante a próxima semana. Devem ser vários dias escaldantes seguidos com máximas em alguns momentos próximas dos 40ºC no Centro e no Oeste do Rio Grande do Sul, sobretudo na semana que vem.

O sol vai predominar por, ao menos, sete dias e qualquer ocorrência de chuva no período deve ser muito localizada. Devido ao ar seco, as noites serão agradáveis até segunda (20), mas ficam quentes a partir da terça (21).

Fonte: O Alvoradense