Alvorada pode registrar marca histórica de 43ºC até o final da semana | Foto: Jonathas Costa / OA
Alvorada pode registrar marca histórica de 43ºC até o final da semana | Foto: Jonathas Costa / OA

Especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) alertam para uma nova fase da onda de calor que está sobre o Rio Grande do Sul desde meados do mês de janeiro. A partir de hoje (05) a onda de calor entra em sua fase mais tórrida e as temperaturas, que já estavam alta, vão subir ainda mais e devem alcançar níveis recordes.

.
.

O sol predomina em todas as regiões e o dia será tórrido em especial na Região Metropolitana onde a máxima deve ultrapassar os 40ºC. Pode haver chuva de verão da tarde para a noite, ocasionalmente forte e com risco de temporais isolados com vendaval ou granizo.

A segunda metade desta primeira semana de fevereiro deve ficar na memória dos gaúchos com alguns dos dias mais quentes que muitos já experimentaram na vida. O calor extremo, que ninguém aguenta mais, vai piorar e com marcas incomuns.

Será comparável ao registrado em grandes cidades australianas como Melbourne e Sydney durante poderosas ondas de calor.

As máximas podem atingir picos históricos na sexta, quando há chance de recordes em cidades da Grande Porto Alegre. No fim de semana, o forno não dará trégua. Podem ser esperadas máximas de 40ºC a 42ºC na Capital e na Grande Porto Alegre, à sombra.

 

Fonte: O Alvoradense / Com informações Correio do Povo