Na semana passada termômetro de rua no Centro de Alvorada já marcava 41°C, desta vez, no entanto, calor será ainda maior | Foto: Jonathas Costa/OA
Na semana passada termômetro de rua no Centro de Alvorada já marcava 41°C, desta vez, no entanto, calor será ainda maior | Foto: Jonathas Costa/OA

A MetSul Meteorologia alerta para os gaúchos se preparem para a semana mais quente dos últimos tempos. Um ar extremamente quente cobre o Rio Grande do Sul e traz uma sequência de dias escaldantes.

As máximas, que neste domingo bateram nos 40ºC, voltam a atingir ou superar a marca nesta segunda-feira.

O calor á mais forte na Grande Porto Alegre e nos vales, mas a temperatura estará muito alta em quase todo o Estado.

.
.

O sol predomina, mas da tarde para a noite pode ter chuva isolada e temporais localizados, até fortes, sobretudo na Metade Sul.

Em Alvorada a menor mínima da semana deve ocorrer na sexta-feira, quando os termômetros não devem baixar dos 22°C. No mesmo dia, contudo, é esperada a maior máxima da semana, com termômetros marcando 38°C.

Nesta segunda-feira (03) deve fazer 36°C em Gravataí, 37°C em Alvorada e Viamão e 39°C em Cachoeirinha e Canoas.

Níveis perigosos à saúde
O calor será tão extremo que é ameaça à saúde, especialmente em pessoas fragilizadas ou idosas. Por isso, é recomendável evitar esforço físico, hidratar-se com água e sucos e proteger-se do sol.

O calor será a marca da semana com vários dias seguidos de máximas acima de 40ºC, de 41ºC a 43ºC em algumas cidades. Há chance de recordes históricos.

Fonte: O Alvoradense / Com informações do Correio do Povo