Foto: Reprodução / OA

Assumiu na tarde desta quarta-feira (26) a nova secretária Municipal de Educação de Alvorada, Ana Lucia Brunetta Cardoso, professora de Direito no IPA, Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e doutoranda em Qualidade Ambiental pela Feevale. A nova secretária é uma indicação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Ela substitui Núbia Mendes, após sete anos atuando a Prefeitura de Alvorada, primeiro como secretária do Meio Ambiente no governo Serginho (PT), e mais recentemente à frente da Educação. A ex-secretária, que alegou afastamento para se dedicar a projetos familiares, é formada em Letras pela FAPA, com especialização em Educação Ambiental.

Nos últimos meses a Smed vinha sendo alvo de denúncias, muitas delas publicadas pelo jornal O Alvoradense, o que desgastou a administração da secretária Núbia.

Entre as denúncias a falta de reestruturação e descaso com o Conselho Municipal de Educação e consequente atraso nas medidas de prevenção ao coronavírus, o aluguel de veículos em meio à pandemia, a compra de pares de tênis sem licitação e das lousas digitais a alto custo e sem treinamento dos professores e, por fim, a possível instalação de uma CPI na Câmara de Vereadores para apurar as denúncias contra a Smed.

Professora Ana

Entre as várias reuniões marcadas para esta quarta-feira, a nova secretária atendeu a reportagem do jornal O Alvoradense. Por meio de mensagem, esclareceu que é uma advogada que se tornou professora, há alguns anos.

Afirma que suas expectativas em Alvorada são as melhores. “Quero traçar as diretrizes para o ano de 2021, para que a próxima gestão encontre a Secretaria o mais organizada possível”, avalia. Para isso, quer contribuir com a manutenção do planejamento que já vem sendo executado.

Ela destaca que espera contribuir, com o seu olhar jurídico, para a melhoria dos processos internos que “demandam uma obediência severa com a gestão dos recursos destinados a educação”.

Quanto ao material humano que terá ao seu dispor, entende que os professores de Alvorada, nos últimos anos tem promovido uma educação de qualidade, “e eu espero muito, poder contribuir a minha experiência”.

Por fim ela lembra a situação de pandemia e enfrentamento ao Covid-19, e ressalta que as medidas adotadas para a continuidade do fornecimento das refeições na rede municipal é motivo de orgulho para o município. “Estou atenta à expectativa de retorno às aulas e pretendo ouvir as diretrizes da área da Saúde, mas também levar em consideração as demandas dos professores”, conclui a secretária.