Nadir Machado (PTB) foi a quarta entrevista ao vivo na redação no jornal O Alvoradense | Foto: Reprodução / OA

A candidata à Prefeitura de Alvorada Nadir Machado (PTB) foi a quarta entrevistada ao vivo pelo jornal O Alvoradense na manhã dessa quinta-feira (25).

A ordem dos programas foi definida durante reunião ocorrida previamente entre representante dos candidatos. Foram três blocos de 15 minutos cada, sendo o primeiro destinado à apresentação do candidato e perguntas feitas pela equipe de redação do jornal. No segundo, destaque para as perguntas enviadas por leitores e, no último, perguntas do jornal O Alvoradense mescladas com de leitores.

Como acontece com os demais entrevistados, Nadir iniciou se apresentando, recordando sua trajetória na cidade, onde mora e atua há 36 anos como professora e diretora na rede municipal e estadual de ensino. Também relembrou sua passagem pelo Centro de Capacitação Milton Santos, durante o governo do também petebista João Carlos Brum e pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, onde foi titular. Nadir foi, ainda, presidente da Fundação de Proteção Especial do Estado. Finalmente, foi vereadora por dois mandatos, sempre pelo PTB.

Por toda essa sua experiência, ela diz estar capacitada para gerir o município. “Alvorada não pode mais eleger políticos que querem aprender a administrar quando estão na Prefeitura”, ponderou. E lembrou que a classe polícia está desacreditada, principalmente no município. “As pessoas estão desestimuladas pela condição das ruas, da saúde, da educação, não sem razão”.

Pela participação da PTB no Governo Serginho, Nadir afirmou que a Câmara deve ser parceira na administração, “com um quadro qualificado, o partido teve a intenção de ajudar, mas no momento em que percebemos que o andamento não era o esperado, o partido se retirou do atual governo”, explicou.

Quanto à coligação do PTB com o PSC, PHS, Rede e PTdoB e que apresenta como vice Mário do Metrô, que concorreu à Prefeitura no último pleito, Nadir admite que a intenção era se unir a partidos pequenos para garantir uma gestão enxuta, caso eleita. “Vamos reduzir as secretarias a 10 e o vice Mário irá assumir uma pasta, também diminuir os CCs, temos que qualificar”,

Para a administração da cidade, lembrou que é um município grande que deverá ser dividido em dois, para que os trabalhos sejam melhor distribuídos e para que todos os bairros possam ser atingidos por ações de melhoria.

Assista ao vídeo do primeiro bloco:

Nos blocos 2 e 3 a candidata Nadir Machado respondeu questões enviadas por leitores e também pela redação. Os temas abordados foram Cultura, Educação, Saúde, secretariado, caixa da Prefeitura, Ginásio Municipal, IPTU e desenvolvimento econômico.

Para a candidata do PTB, é papel da administração municipal oferecer à comunidade opções culturais, seja no seu bairro como em pontos centrais da cidade. Ela recordou as atividades do governo Brum, que prestigiava artistas locais e também trouxe a Alvorada grandes nomes do contexto nacional e gaúcho. Disse ainda que vai resgatar a cultura local junto à Prefeitura como o Natal Luz, Carnaval e o Acampamento Farroupilha. “Vamos realizar uma gestão organizada junto aos agentes culturais, pois hoje falta gestão, administração e planejamento”, afirmou Nadir. Segundo ela, cultura e diversão devem fazer parte da vida das pessoas com a responsabilidade da Prefeitura.

Nadir, ao ser questionada sobre a administração de um outro professor na Prefeitura de Alvorada, avaliou que Serginho nunca foi um gestor e sim professor de Educação Física “que saiu do campo de futebol para ser vereador”.

Para aplicação na Educação, lembrou do Fundeb, fundo vindo do Governo Federal e que em 2015 teve valor devolvido ao Ministério por não ter sido todo aplicado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas na área em Alvorada. Como aplicação desse dinheiro ela citou a iniciativa do governo Brum, os kits escolares, e também o uniforme da rede municipal. “Mas não podemos entregar os materiais escolares aos alunos somente em maio ou junho, ou ainda os uniformes com tamanhos errados. É necessário planejamento”, repetiu.

Se dizendo consciente de que em Alvorada deve-se fazer muito com pouco, garantiu que vai organizar o Pam-8 e abrir a UPA e ainda qualificar o atendimento ao público. “Hoje recebemos muitas reclamações da maneira desumana como as pessoas são tratadas por alguns servidores”, lamentou.

A prática administrativa foi novamente ressaltada quando a candidata falou dos critérios para a escolha do secretariado. “Teremos secretários para atender as necessidades da população e não para agradar partidos”.

Também a Guarda Municipal recebeu a atenção da fala da candidata, que garantiu que será valorizada e qualificada através de lei federal que garante recursos específicos. Uma novidade será a Guarda Municipal Mirim, em projeto semelhante ao PM Mirim da Brigada Militar. “Assim a Guarda Municipal dará a segurança que Alvorada precisa”, considera Nadir.

Assista ao vídeo do segundo bloco:

O pagamento do funcionalismo, assim como outros compromissos da Prefeitura, de acordo com Nadir Machado, serão possíveis como uma boa gestão. “Vamos enxugar a máquina para pagar funcionários, arrumar ruas…”. Outra meta é trazer mais empresas, que gerem emprego e impostos. “Esses quatro últimos anos de inércia e retrocesso vão nos custar caro”.

Outro projeto é transformar o Ginásio Municipal em centro cultural, com atividades de dança, música, esportes, artes diversas… que sirvam para elevar a auto estima dos alvoradenses.

Mas a grande prioridade, garante ela, são as ruas e avenidas da cidade, “primeiro vamos fazer uma geral nas ruas, depois passamos para ações como o Calçamento Comunitário a ser feito com a infraestrutura correta e depois segue a manutenção das vias”.

Quanto à atração de novas empresas, acredita que pode acontecer a partir de um município organizado, que oferece acolhida e que compreenda as necessidades dos empresários, “isso com um secretário que saia de dentro da Acial”.

Por fim ela conclamou os eleitores a votar com consciência em 2 de outubro, procurando conhecer cada candidato. “Gestão se faz com coragem, determinação e planejamento e estou preparada”, salientou Nadir Machado.

Assista ao vídeo do terceiro e último bloco:

A próxima candidata a ser entrevistado ao vivo será Jussara Mendes (PSD). A transmissão começa às 10h na página do jornal O Alvoradense no Facebook. Perguntas podem ser enviadas pelas redes sociais ou pelo e-mail redacao@oalvoradense.com.br

Fonte: O Alvoradense